terça-feira, 29 de outubro de 2013

Haveis perguntado ao Senhor?

Há um tempo atrás, estava estudando o Livro de Mórmon e uma escritura me chamou a atenção: “E disse-lhes eu [Néfi]: Haveis perguntado ao Senhor?” (1 Néfi 15:8). Naquele momento, os irmãos de Néfi não compreendiam algumas palavras e podem ter achado bobo perguntar isso ao Senhor, pois consideravam que o “Senhor não os daria a conhecer essas coisas”. Talvez eles não quisessem ‘incomodar’ o Senhor com tal pergunta, considerando que não obteriam resposta porque Ele tinha mais o que fazer. Quantos de nós não agimos da mesma forma ao ter que tomar uma decisão ou compreender algo, achando que somos capazes de fazê-lo sozinhos, pois não é uma questão importante “digna da ajuda do Senhor”? Uma resposta para aqueles que julgam essa atitude correta me veio ontem estudando o Livro de Mórmon novamente.

E agora eis que, meus amados irmãos, suponho que meditais em vosso coração sobre o que deveis fazer, depois de haverdes entrado pelo caminho. Mas por que ponderais sobre estas coisas em vosso coração? Não vos lembrais de que eu vos disse que depois de haverdes recebido o Espírito Santo poderíeis falar a língua de anjos? E então, como poderíeis falar a língua de anjos se não fosse pelo Espírito Santo? Os anjos falam pelo poder do Espírito Santo; falam, portanto, as palavras de Cristo. Por isto eu vos disse: Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer. Pois eis que vos digo novamente que, se entrardes pelo caminho e receberdes o Espírito Santo, ele vos mostrará todas as coisas que deveis fazer.” 

(2 Néfi 32:1-5)

Por que perdemos tempo tentando decidir por nós mesmos, temendo “incomodar o Senhor”? Ele mesmo não nos deu o Espírito Santo para que nos orientasse e mostrasse tudo o que devemos fazer, como devemos fazer e afins?

Na Conferência Geral, o Élder Russell M. Nelson enfatizou a importância de todas as decisões do nosso dia a dia, até as que parecem menos importantes.

Cada dia é um dia de decisão. O Presidente Thomas S. Monson nos ensinou que ‘as decisões determinam nosso destino’. (...) Cada dia traz oportunidades para que tomemos decisões para a eternidade.”

(Élder Russell M. Nelson, “Decisões para a Eternidade”, Conferência out/2013)

No que o Élder Kevin S. Hamilton complementa:

Nossas decisões diárias vão repercutir em nossa vida de modo muito significativo. Uma decisão aparentemente pequena (...) pode ter consequências de longo alcance, até eternas.

(Élder Kevin S. Hamilton, “Continuamente Agarrados”, Conferência out/2013)

Confesso que ainda tenho muito o que melhorar. Ainda tomo decisões baseadas muito no que eu quero – esquecendo que o Senhor sabe muito mais o que é melhor para mim - e sou movida por emoções. O meu objetivo é que essa pergunta “Haveis perguntado ao Senhor?” reja a minha vida até nos mínimos detalhes, e eu possa sempre respondê-la com um “Sim!”. Que eu possa me tornar como Joseph Smith que apenas fazia o que o Senhor lhe ordenava. Quero, com a ajuda do Senhor, aprender a ter um discernimento perfeito entre o certo e o errado, mas mais do que isso, entre o bom e o melhor. Que eu possa um dia conseguir tomar apenas decisões regidas pelo Espírito Santo. Começar uma oração pela manhã e só encerrá-la à noite, estando em constante comunicação com o Senhor.

Muitas vezes o Senhor demorará para responder apenas para nossa fé. Mas, se estivermos com o coração receptivo a aceitar a sua resposta, Ele com certeza nos mostrará que caminho devemos tomar – como diz a escritura.

Não sejamos como os irmãos de Néfi quando ele, pesaroso, lamentou:

E agora, meus amados irmãos, percebo que ainda meditais em vosso coração; e é-me doloroso falar-vos sobre isso. Porque, se désseis ouvidos ao Espírito que ensina o homem a orar, saberíeis que deveis orar.” 

(2 Néfi 32:8)

          Apliquemos essas palavras em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário